Apollo Root Cause Analysis

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O processo Apollo

O processo Apollo é um método de 4 passos para facilitar a investigação de um incidente. Os passos são:

1. Defina o Problema:

O que você quer evitar que aconteça? Onde e quando ocorreu? Qual a importância do problema?

2. Analise as Relações de Causa e Efeito:

Uma vez definido o problema, nós precisamos entender as causas e como elas interagem entre elas.

3. Identifique Soluções:

Soluções são ações específicas que controlam as causas.

4. Implemente as Melhores Soluções:

As melhores soluções são aquelas que evitam que o problema ocorra novamente, estão sob o nosso controle, e atendem os nossos propósitos e objetivos.

Para obter a proficiência, os alunos devem alcançar os seguintes objetivos:

Reconhecer as Relações de Causa e Efeito:
O primeiro objetivo é ajudar os alunos a reconhecer as interações das relações de causa e efeito. Estas interações ocorrem continuamente em nossa volta, mas muitas vezes passam desapercebidas. Os alunos aprendem a ver o mundo de maneira diferente. Mas o mais importante, eles começam a reconhecer interações que normalmente teriam sido ignoradas. É dentro destas interações que as soluções mais criativas e eficazes são encontradas.

Solucionar Problemas:
Uma vez que os alunos aprendem a reconhecer as relações de causa e efeito, eles aprendem a utilizar este novo entendimento para encontrar soluções eficazes para os problemas. As causas interagem umas com as outras de maneiras muito específicas. Analisar estas interações é crucial para se criar uma compreensão exata e completa do problema. Só então se pode identificar e implementar as melhores soluções.

Facilitar um Grupo:
Uma característica fundamental dos humanos é que duas pessoas nunca vêm o mundo da mesma forma. Enquanto isso é desafiador numa situação de grupo, se controlado apropriadamente esta característica pode ser extremamente benéfica porque a combinação de perspectivas diferentes ajuda todo mundo a enxergar mais claramente. O desafio é fazer com que os membros do grupo se comuniquem entre si. A ajuda de um facilitador eficaz determina se o grupo vai ter sucesso ou não. O processo Apollo ajuda as pessoas a facilitarem uma investigação que envolve um grupo diverso de pessoas. Os alunos aprendem a analisar e organizar informações do grupo de tal forma que cada pessoa interessada na empresa desenvolva uma compreensão mais completa do problema.

Institucionalizar:

Com o tempo as organizações têm muitos grupos diferentes trabalhando para encontrar soluções para os problemas. Este processo ajuda a criar uma organização que está se adaptando constantemente a novos e mais lucrativos processos. A melhoria do processo é a solução de problema numa escala de toda a organização. A melhoria organizacional segue o mesmo processo básico de identificação e remoção de causas. Mas também vê a dinâmica dos múltiplos problemas e como eles interagem com o resto da organização..

Estes objetivos de aprendizagem dependem um do outro. Eles começam com um foco estreito na forma de simples relacionamentos causais e se ampliam para um foco que cobre toda a organização e inclui problemas múltiplos e suas interações. O resultado é a melhoria total do processo. Isto é alcançado por pessoas trabalhando em todos os níveis da organização para encontrar soluções para problemas individuais.

A estabilidade é um elemento crucial para o sucesso do método Apollo. Funciona da mesma maneira – seja o incidente pequeno ou catastrófico. Na maioria das organizações, há mais problemas de menos importância do que de maior significância. Pelo fato do processo Apollo ser fácil de usar, é mais provável ser usado com o número maior de problemas aparentemente menos importantes que lentamente gastam o tempo e o dinheiro da organização.

Muitas vezes, a diferença entre uma quase catástrofe e uma catástrofe é simplesmente o tempo. Quando as pessoas têm habilidades para analisar as causas das quase catástrofes e eventos menos significativos, as soluções delas removem as causas de futuros eventos que variam em importância de incidente pequeno a evento catastrófico.

Não existe uma organização sem problemas. Nós precisamos reconhecer que os problemas nos nossos sistemas nos mostram oportunidades para melhorar. Mas são apenas oportunidades se nós tivermos as habilidades para tirar proveito das lições que eles nos ensinam. Problemas são como investimentos forçados. Quando ocorre um fracasso, ele exige um pagamento na forma de tempo, dinheiro, segurança, impacto ambiental, opinião pública, etc. Sem as habilidades necessárias para entender e eliminar as causas destes “investimentos forçados”, eles provavelmente cobrarão seu preço novamente.

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