Apollo Root Cause Analysis

Inglês | Espanhol | Suéco | Holanda     

Manutenção Industrial


A Metodologia Apollo (AACR – Análise Apollo da Causa Raiz) aplicada a Manutenção Industrial

A Manutenção Industrial tem se tornado elemento crítico de gestão nos tempos modernos.

Devido a intensidade cada vez maior da competitividade causada pelos processos de globalização, as organizações devem estar cada vez mais preparadas para gerir além de outros pilares relativos a administração organizacional , a confiabilidade de seus equipamentos para poder garantir seus processos produtivos em padrões ideais de funcionamento e disponibilidade de modo a garantir a sustentabilidade do negócio.

Um dos recursos eficazes para garantir a confiabilidade dos equipamentos operacionais da organização está no uso de metodologias de análise de causa e efeito para identificar a origem de falhas e buscar soluções eficazes para eliminá-las definitivamente do processo produtivo, evitando com isso reincidências indesejáveis de problemas, que comprometem o rendimento e a eficácia do desempenho industrial.

Com o uso da metodologia Apollo na manutenção industrial aumenta-se a disponibilidade dos equipamentos, além disso, e o mais importante é que consequentemente há uma redução significativa do esforço reativo, que o departamento de manutenção dispende na solução de falhas repetitivas, administrando melhor os conceitos preventivos e preditivos, eliminando o conceito de manutencistas bombeiros.

Além da diminuição das pressões sobre a manutenção, os resultados trazem um conceito proativo as operações melhorando a eficiência e eficácia dos equipamentos tornando evidentes as reduções de quebras e falhas e dos tempos de interrupções.

A metodologia Apollo é aplicada mundialmente em investigações na determinação de soluções definitivas nas áreas aeroespacial, química e petroquímica, energia, siderurgia e mineração, metalurgia, alimentos, construção, TI e eletrônica e órgãos governamentais com excelentes resultados em termos de benefícios.

Os principais benefícios trazidos pela metodologia Apollo entre outras são a redução de custos operacionais como custos de manutenção entre eles mão de obra, materiais, horas extras, e perdas de produção, todos relacionados ao aumento de confiabilidade e disponibilidade de equipamentos que a metodologia Apollo oferece.

Além do benefício nos custos, deve-se considerar a produtividade aumentada também como diferencial, já que a eliminação de falhas e reincidências das ocorrências também permite um aumento da disponibilidade e aumento da produção no mesmo período de tempo.

Outro fator de melhoria, com o uso da metodologia Apollo, é a melhora da qualidade do produto e dos serviços, já que eliminando as interrupções do processo produtivo e consequentemente as partidas e paradas, consegue-se melhor aproveitamento operacional, continuidade e consistência no processo produtivo designando ao produto e processo melhor qualidade.

A segurança, saúde ocupacional do funcionário e meio ambiente também são beneficiados pela eliminação de falhas recorrentes, já que toda operação de manutenção não planejada acarreta em maiores riscos de acidentes nas operações podendo causar lesões aos trabalhadores assim como ocorrências ambientais indesejáveis.

De uma maneira geral, os resultados da organização são afetados pelo melhor desempenho dos equipamentos operacionais.